A sensibilidade dentária causa incômodos consideráveis. Muitas pessoas que sofrem de sensibilidade evitam realizar ações básicas devido à dor intensa, como ingerir alimentos ou bebidas quentes ou frias, bem como escovar seus dentes. Estas simples atividades fazem com que as pessoas que sofrem de sensibilidade vivam em constante temor à dor crônica.
A sensibilidade acontece quando a dentina fica exposta, aonde estão presentes os túbulos, canais microscópicos que conduzem a sensibilidade ao nervo.
Quando os túbulos da dentina ficam expostos, devido a recessão do tecido gengival ou a perda do esmalte, os nervos irritam-se com maior facilidade por determinados estímulos que produzem sensibilidade dentária.
Entre alguns dos fatores que podem contribuir a sensibilidade dentária estão:
- Escovação muito forte ou uso de uma escova de dente com cerdas duras.
- Bruxismo.
- Tratamentos ou limpezas dentais.
- Sensibilidade dentária temporária, que pode ocorrer depois de um tratamento de clareamento dental profissional, porém comumente desaparece pouco tempo depois de completar o procedimento
- Use uma escova com cerdas suaves, para ajudar a prevenir a perda das gengivas.
- Escove com um creme dental para dentes sensíveis, que continuará eliminando a placa, para limpar os dentes enquanto oferece alivio à sensibilidade.
- Escove e use fio dental duas vezes por dia para prevenir a perda das gengivas.
- Limpe todas as partes da sua boca, incluindo o espaço entre os dentes e ao longo da linha das gengivas
- Evite consumir alimentos e bebidas ácidas.
fonte: Oral-B
