Pular para o conteúdo principal

QUAL A PASTA DE DENTE MAIS INDICADO PARA O MEU FILHO?





Essa é uma das maiores dúvidas que encontramos no consultório, pois os responsáveis ao irem à farmácia ou ao supermercado em busca de uma pasta, encontram diversas opções: 
sem flúor, com baixa concentração de flúor, com flúor, com xylitol, isso sem contar com a infinidade de sabores e personagens. Então fica a pergunta qual pasta comprar?


Tanto a Associação Brasileira de Odontopediatria, como a Sociedade Brasileira de Pediatria, recomendam o uso de pastas de dente com flúor desde a erupção do primeiro dente, sendo a concentração ideal entre 1000 a 1500 ppm de flúor, informação que pode ser encontrada no rótulo das pastas.



Mas e o risco de fluorose, já que a água que sai das nossas torneiras já possuem fluor? O que causa a fluorose, que é uma alteração na estrutura dos dentes que podem gerar manchas brancas ou em casos mais severos manchas amarronzadas, é o excesso de flúor ingerido pela criança sem o controle dos pais. Por isso a pasta deve ser usada sob a supervisão de um adulto e na quantidade indicada pelo dentista que atende a criança.



A quantidade a ser utilizada deve ser:

3. 1 grão de ervilha para as que já sabem cuspir

2. 1 grão de arroz para crianças que já possuem os dentes do fundo, mas ainda não sabem cuspir (até 7 anos de idade)

1. ½ grão de arroz para os bebês que só possuem os dentes da frente





Até os 7 anos de idade a escovação deve ser supervisionada por um adulto, já que a criança ainda está desenvolvendo a sua capacidade motora, o que não impede que ela não possa também escovar os seus dentes sozinha, para que assim se estimule e torne uma atividade divertida, é só um adulto reforçar a escovação após a criança, dando uma atenção especial a escovação antes de dormir.


Abaixo temos um quadro com exemplos das pastas de dentes indicadas, lembrando que o objetivo não é fazer nenhuma propaganda e apenas ilustrar para facilitar as compras.

fonte fotos: https://www.facebook.com/odontopediatriabaseadaemevidencias





Nossas unidades:
Av. Sapopemba, 5732 Vila Guarani
Rua: Baquiá, 100 Vila Carrão
(11) 2911-5133


Postagens mais visitadas deste blog

IMPLANTE COM CIRURGIA GUIADA

É uma técnica em que os implantes dentários são instalados de uma forma menos traumática e na maioria dos casos não há cortes na gengiva proporcionando uma boa recuperação. 
O paciente realiza uma tomografia computadorizada, e através de um software o cirurgião dentista estuda as imagens em 3D realizando um planejamento virtual minucioso da cirurgia. Depois é confeccionado um guia cirúrgico de alta precisão que tem por objetivo permitir a instalação dos implantes dentários sem cortes na gengiva do paciente. Em alguns casos, a prótese pode ser instalada no mesmo dia.
A cirurgia guiada é realizada sempre depois dos estudos clínicos, da tomografia e modelos do paciente. E se apresentarem condições ósseas satisfatórias (espessura e altura) estará apto para realização da cirurgia.
Vantagens: 
1. Planejamento da cirurgia e a prótese no software.  2. Menor tempo cirúrgico  3. Menos invasivo  4. Menor risco ao paciente  5. Melhor recuperação no pós-operatório. 
Consulte a possibilidade de realizar ess…

ANESTESIA SEM AGULHA

Método suave para a infiltração da anestesia aplicado através de um micro-disparo na mucosa oral. 
A aplicação é realizada de forma subcutânea sob pressão dosada, praticamente indolor, preservando o tecido e de uma forma eficaz dentro de uma fração de segundo.


As doses são mais baixas reduzindo os efeitos secundários. Indicado para pacientes com receio de agulhas (adultos ou crianças).


Nossas unidades: Av. Sapopemba, 5732 Vil Guarani Rua: Baquiá, 100 Vila Carrão (11) 2911-5133