Pular para o conteúdo principal

SAIBA A IMPORTÂNCIA DA PROFILAXIA




Um sorriso bonito e saudável transmite confiança, felicidade e melhora autoestima.
Além de higienização em casa com o fio dental, escova e pasta de dente adequados, também são necessárias visitas periódicas ao consultório do seu dentista para uma avaliação e uma profilaxia dentária.

O que é a profilaxia?

A profilaxia consiste na remoção do tártaro ou calculo dentário usando o ultrassom e curetas periodontais e na remoção da placa bacteriana e polimento coronário, com o jato de bicarbonato ou com uma escova rotatória com pasta profilática.

Por que fazer a profilaxia?

O acumulo de tártaro em volta dos dentes a principio causa mau hálito e a gengivite.

O que é gengivite?

É uma inflamação da gengiva que causa sangramento ao passar o fio dental ou durante a escovação.
Se não é tratada ela pode evoluir para uma periodontite, que é uma inflamação em todos os tecidos de suporte do dente, causando a perda óssea, o que com o avançar da doença pode causar mobilidade dentária e a perda dos dentes.
Além disso, durante a profilaxia o dentista consegue observar se há a presença de cáries, restaurações infiltradas ou próteses mal adaptadas que necessitam de substituição.

De quanto em quanto tempo eu preciso fazer a profilaxia?

Geralmente a profilaxia é indicada de 6 em 6 meses, mas em alguns casos pode ser indicado um intervalo menor ou maior. Mas, caso perceber alguma alteração antes do intervalo recomendado, procure o seu dentista.

Uso prótese ou implantes ainda preciso fazer a profilaxia?

Mesmo para quem não tem apenas dentes naturais a profilaxia é indicada. O cirurgião dentista realizará limpeza e manutenção das próteses, verificando se estão bem adaptadas ou se precisam ser substituídas.


Nossas unidades:
Av. Sapopemba, 5732 Vila Guarani
Rua: Baquiá, 100 Vila Carrão

(11) 2911-5133

Postagens mais visitadas deste blog

QUAL A PASTA DE DENTE MAIS INDICADO PARA O MEU FILHO?

Essa é uma das maiores dúvidas que encontramos no consultório, pois os responsáveis ao irem à farmácia ou ao supermercado em busca de uma pasta, encontram diversas opções:  sem flúor, com baixa concentração de flúor, com flúor, com xylitol, isso sem contar com a infinidade de sabores e personagens. Então fica a pergunta qual pasta comprar? Tanto a Associação Brasileira de Odontopediatria, como a Sociedade Brasileira de Pediatria, recomendam o uso de pastas de dente com flúor desde a erupção do primeiro dente, sendo a concentração ideal entre 1000 a 1500 ppm de flúor, informação que pode ser encontrada no rótulo das pastas. Mas e o risco de fluorose, já que a água que sai das nossas torneiras já possuem fluor? O que causa a fluorose, que é uma alteração na estrutura dos dentes que podem gerar manchas brancas ou em casos mais severos manchas amarronzadas, é o excesso de flúor ingerido pela criança sem o controle dos pais. Por isso a pasta deve ser usada sob a ...

ENDODONTIA

Endodontia é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento da polpa e do canal do dente. Quando tratar o canal? O tratamento endodôntico, conhecido popularmente como “Tratamento de canal” é necessário quando existe uma inflamação irreversível da polpa dentária, geralmente acometida pela doença cárie. Pode ter outras causas como: -Traumatismos dentais; -Dentes que serão usados como apoio de prótese; -Abscessos de origem tanto dental quanto periodontal (gengiva); Sinais e sintomas O sintoma geralmente é a dor espontânea latejante que vai aumentando com temperaturas elevadas, podendo diminuir com  gelado. Neste caso o dente ainda apresenta-se com vitalidade. Quando a polpa já apresenta sem vitalidade a dor pode ser localizada, podendo ter ou não lesão periodontal, que é a inflamação do periodonto (tecido que sustenta o dente no osso). Isso pode ocasionar fistula (bolinha de pus na gengiva), que tende a...