A halitose, denominada também por mau hálito, é um sinal que algo no organismo não está em equilíbrio.
Pode ser de origem bucal: Doença periodontal (Doença na gengiva), saburra lingual, ou de origem não bucal: jejum prolongado, cáseos amigdalianos, diabetes descompensada, dentre outros.
A doença periodontal ocorre quando um acúmulo de placa bacteriana, não é removida mecanicamente ( escovação adequada e uso de fio dental), esta placa se calcifica formando tártaro, a gengiva encontra-se com sinal de inflamação, sangramento abundante, por consequência de bactérias contidas nesta placa bacteriana, afastamento dos dentes e em casos mais graves há o aparecimento de secreção de pus ao redor do dente. Esses micro-organismos remetem os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cemento, ligamento periodontal, osso), dado este processo, pode ocorrer a perda de dentes.
O paciente que for detectado com a doença periodontal, deve ser submetido a raspagens e alisamentos radiculares para a remoção e limpeza de tártaros e placas bacterianas.
Em casos críticos, pode ser recomendado a administração de medicamentos para restringir a infecção.
Estes pacientes devem receber orientação de higiene bucal adequada, como a escovação e uso de fio dental, assim como fazer acompanhamento periódico ao dentista para evitar a recorrência.
Fonte: http://www.dicasodontologicas.com.br/2011/07/como-controlar-doenca-periodontal.html