Pular para o conteúdo principal

DICAS SOBRE A SAÚDE BUCAL DO MEU FILHO



A Amamentação e a Odontologia
A amamentação tem sido incentivada pelas indiscutíveis propriedades físicas, nutricionais e psicológicas do leite materno. É importante para a saúde bucal do bebê, mamando no peito, o bebê respira pelo nariz e é obrigado a morder, avançar e retrair a mandíbula. Isso propicia o correto desenvolvimento muscular e esquelético da face, possibilitando a obtenção de uma boa oclusão dentária. A amamentação é gratificante para a mãe e interfere beneficamente na saúde da mulher, por exemplo, diminuindo a probabilidade de câncer de mama, ajudando na involução do útero e na depressão pós-parto.

Como devo fazer a higiene bucal do bebê?      
Os cuidados com a higiene bucal do bebê devem começar a partir do nascimento. No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite. Com o nascimento dos primeiros dentes (por volta dos 6 meses), a fralda deve ser substituída pela escova de dental infantil com creme dental com flúor, contendo uma porção do tamanho de um grão de arroz. Quando a criança já desenvolveu a capacidade de cuspir, a higiene deverá ser realizada com uma escova dental infantil com um creme dental com flúor, aumentando o porção para um grão de ervilha. O creme dental, desde a erupção do primeiro dentinho, deverá conter de 1000 a 1500ppm de flúor, essa informação é encontrada no rótulo do creme dental.

Quando devo fazer a primeira visita ao dentista?    
O ideal é que a mãe faça uma consulta durante a gestação para receber as orientações necessárias para manter a correta saúde bucal do seu filho. Independentemente da consulta da gestação ter sido realizada, a primeira consulta do bebê deve ser por volta dos 6 meses, coincidindo com o nascimento do primeiro dente decíduo. Preferencialmente, a consulta deve ser realizada com o odontopediatra, pois é ele o profissional habilitado a fazer esse primeiro atendimento.

O que é cárie de mamadeira?     
É uma cárie de desenvolvimento rápido (aguda), que provoca dor e dificuldade de alimentação, determinando perda de peso e de estatura. É provocada pela ingestão de líquidos açucarados na mamadeira, principalmente durante a noite, sem que seja feita a higiene bucal posterior.

A cárie é uma doença transmissível?      
Não. A cárie é um doença biofilme-açúcar dependente, ou seja, depende do acumulo de placa nos dentes e da frequência da ingestão de açúcar na alimentação da criança.

Meu filho usa mamadeira e tenho medo de que, ao remover o hábito, ele passe a não tomar mais leite. O que devo fazer para que ele continue tomando leite?     
Todo processo de remoção de hábitos deve ser lento e gradativo. Antes de remover a mamadeira, é necessário ter certeza de que seu filho sabe e gosta de tomar líquidos no copo. Para isso, primeiramente substitua apenas uma mamadeira pelo copo (geralmente, inicia-se pela mamadeira da tarde). Quando perceber que seu filho está tomando todos os 250 ml anteriormente oferecidos na madeira, no copo, substitua a mamadeira da manhã. No momento em que ele estiver ingerindo 500 ml de leite por dia no copo, a mamadeira da noite deverá substituída. Esse processo pode durar de 2 a 6 meses, dependendo da criança, por isso, o ideal é que ele seja iniciado um pouco antes dos 2 anos de idade. Para facilitar o processo, podem-se usar os copos com tampa, também chamados de copos de transição.

Meu filho está usando chupeta, como faço para acabar com esse hábito?      
Para remover a chupeta, deve-se reduzir o seu uso a cada dia. Comece utilizando-a moderadamente, somente quando a criança estiver adormecendo. Quando a criança dormir, lentamente, remova a chupeta da boca e guarde-a. Nunca deixe a chupeta em correntes penduradas no pescoço ou ao alcance da criança. É a mãe que deve administrar as horas de uso, e não a criança. Assim, cada dia ela usará a chupeta um pouco menos até reduzir completamente o seu uso, o que deve ocorrer por volta dos 2 anos de idade.


Nossas unidades:
Av. Sapopemba, 5732 Vila Guarani
Rua: Baquiá, 100 Vila Carrão
(11) 2911-5133 

Postagens mais visitadas deste blog

QUAL A PASTA DE DENTE MAIS INDICADO PARA O MEU FILHO?

Essa é uma das maiores dúvidas que encontramos no consultório, pois os responsáveis ao irem à farmácia ou ao supermercado em busca de uma pasta, encontram diversas opções:  sem flúor, com baixa concentração de flúor, com flúor, com xylitol, isso sem contar com a infinidade de sabores e personagens. Então fica a pergunta qual pasta comprar? Tanto a Associação Brasileira de Odontopediatria, como a Sociedade Brasileira de Pediatria, recomendam o uso de pastas de dente com flúor desde a erupção do primeiro dente, sendo a concentração ideal entre 1000 a 1500 ppm de flúor, informação que pode ser encontrada no rótulo das pastas. Mas e o risco de fluorose, já que a água que sai das nossas torneiras já possuem fluor? O que causa a fluorose, que é uma alteração na estrutura dos dentes que podem gerar manchas brancas ou em casos mais severos manchas amarronzadas, é o excesso de flúor ingerido pela criança sem o controle dos pais. Por isso a pasta deve ser usada sob a supe

ANESTESIA SEM AGULHA

Método suave para a infiltração da anestesia aplicado através de um micro-disparo na mucosa oral.  A aplicação é realizada de forma subcutânea sob pressão dosada, praticamente indolor, preservando o tecido e de uma forma eficaz dentro de uma fração de segundo. As doses são mais baixas reduzindo os efeitos secundários. Indicado para pacientes com receio de agulhas (adultos ou crianças). Nossas unidades: Av. Sapopemba, 5732 Vil Guarani Rua: Baquiá, 100 Vila Carrão (11) 2911-5133

DOENÇA PERIODONTAL

Doença periodontal é o comprometimento dos tecidos periodontais (gengiva, osso e ligamento periodontal) pelo processo inflamatório, que leva à reabsorção do osso que está ao redor das raízes dos dentes, diferente da  gengivite não há alteração óssea, pois a inflamação só atinge a gengiva.  O sinal mais característico da doença periodontal é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.  Ao perceber sangramento durante o uso do fio dental ou a escovação, não devemos suspender o procedimento de limpeza, pois o sangramento denota a presença de bactérias nessa região e, dessa forma, é conveniente continuar com o uso do fio e escovação na tentativa de removê-las. Não existe medicamento para o tratamento desta doença, o único tratamento é a remoção mecânica da placa bacteriana aderida ao dente.  A placa bacteriana mineralizada aderida ao dente é a única caus