Pular para o conteúdo principal

PERI-IMPLANTITE



A peri-implantite é a infecção que acomete os tecidos duros (osso) e moles (gengiva e mucosa) ao redor dos implantes dentários. A peri-implantite é semelhante à periodontite (infecção que acomete o osso, gengiva e mucosa ao redor dos dentes), ambas causadas por bactérias da boca. Vale ressaltar que não se trata de rejeição ao implante. A maior causa de perda dos implantes dentários é a infecção (peri-implantite).

A peri-implantite inicia-se pela inflamação da mucosa peri-implantar ao redor do implante, causada por falha na higiene bucal. Se a causa persistir (má higiene bucal), há a possibilidade da formação de cálculos dentários (tártaros), que podem infiltrar entre a gengiva e o implante e causar a perda de osso ao redor do implante.

Os sintomas da Peri-implantite são gengiva vermelha, lisa, inchada e com sangramento, nos casos iniciais da doença. Em casos avançados, há a presença de pus, com sangramento abundante, halitose, perda de inserção da gengiva, retração gengival, perda de osso e consequente mobilidade do implante.

O paciente pode perder a prótese sobre o implante quando acometido pela peri-implantite, ou seja, o implante perde a sustentação do osso quando este é reabsorvido pela infecção. Infelizmente, não é rara a perda de próteses sobre implantes pela infecção causada pela peri-implantite.

Cabe ao Cirurgião-Dentista orientar o paciente sobre a necessidade dos cuidados de higiene bucal. A escovação deve ser realizada com escova convencional ou elétrica, fio ou fita dental, escovas complementares (tipo tufo e interdental), podendo ainda ser complementada por bochechos com colutórios bucais (preferencialmente sem álcool).

Ressaltamos ainda a necessidade das consultas de manutenção, pois algumas vezes o paciente subestima sinais e sintomas importantes para a preservação da prótese e do implante.

Deve-se destacar a importância da consulta ao Cirurgião-Dentista, pois somente este profissional é capacitado para o correto diagnóstico e tratamento. Pode ser necessária a raspagem da região ao redor do implante e caso seja preciso, a prescrição de antibióticos.


Fonte: Revista da APCD vol. 66 nº 4 pag.310

Nossas unidades:
Av. Sapopemba, 5732 Vila Guarani
Rua: Baquiá, 100 Vila Carrão
(11) 2911-5133 

Postagens mais visitadas deste blog

QUAL A PASTA DE DENTE MAIS INDICADO PARA O MEU FILHO?

Essa é uma das maiores dúvidas que encontramos no consultório, pois os responsáveis ao irem à farmácia ou ao supermercado em busca de uma pasta, encontram diversas opções:  sem flúor, com baixa concentração de flúor, com flúor, com xylitol, isso sem contar com a infinidade de sabores e personagens. Então fica a pergunta qual pasta comprar? Tanto a Associação Brasileira de Odontopediatria, como a Sociedade Brasileira de Pediatria, recomendam o uso de pastas de dente com flúor desde a erupção do primeiro dente, sendo a concentração ideal entre 1000 a 1500 ppm de flúor, informação que pode ser encontrada no rótulo das pastas. Mas e o risco de fluorose, já que a água que sai das nossas torneiras já possuem fluor? O que causa a fluorose, que é uma alteração na estrutura dos dentes que podem gerar manchas brancas ou em casos mais severos manchas amarronzadas, é o excesso de flúor ingerido pela criança sem o controle dos pais. Por isso a pasta deve ser usada sob a ...

ANESTESIA SEM AGULHA

Método suave para a infiltração da anestesia aplicado através de um micro-disparo na mucosa oral.  A aplicação é realizada de forma subcutânea sob pressão dosada, praticamente indolor, preservando o tecido e de uma forma eficaz dentro de uma fração de segundo. As doses são mais baixas reduzindo os efeitos secundários. Indicado para pacientes com receio de agulhas (adultos ou crianças). Nossas unidades: Av. Sapopemba, 5732 Vil Guarani Rua: Baquiá, 100 Vila Carrão (11) 2911-5133

IMPLANTE COM CIRURGIA GUIADA

É uma técnica em que os implantes dentários são instalados de uma forma menos traumática e na maioria dos casos não há cortes na gengiva proporcionando uma boa recuperação.  O paciente realiza uma tomografia computadorizada, e através de um software o cirurgião dentista estuda as imagens em 3D realizando um planejamento virtual minucioso da cirurgia. Depois é confeccionado um guia cirúrgico de alta precisão que tem por objetivo permitir a instalação dos implantes dentários sem cortes na gengiva do paciente. Em alguns casos, a prótese pode ser instalada no mesmo dia. A cirurgia guiada é realizada sempre depois dos estudos clínicos, da tomografia e modelos do paciente. E se apresentarem condições ósseas satisfatórias (espessura e altura) estará apto para realização da cirurgia. Vantagens:  1. Planejamento da cirurgia e a prótese no software.  2. Menor tempo cirúrgico  3. Menos invasivo  4. Menor risco ao paciente  5. Melhor r...