
Doença periodontal é o comprometimento dos tecidos periodontais (gengiva, osso e ligamento periodontal) pelo processo inflamatório, que leva à reabsorção do osso que está ao redor das raízes dos dentes, diferente da gengivite não há alteração óssea, pois a inflamação só atinge a gengiva.
O sinal mais característico da doença periodontal é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.
Ao perceber sangramento durante o uso do fio dental ou a escovação, não devemos suspender o procedimento de limpeza, pois o sangramento denota a presença de bactérias nessa região e, dessa forma, é conveniente continuar com o uso do fio e escovação na tentativa de removê-las.
Não existe medicamento para o tratamento desta doença, o único tratamento é a remoção mecânica da placa bacteriana aderida ao dente.
A placa bacteriana mineralizada aderida ao dente é a única causa da doença periodontal, porém algumas alterações na gengiva podem estar associadas: causas hormonais, uso de alguns medicamentos, queda de resistência etc.
O tratamento é feito com a remoção do tártaro aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes.
Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas, para facilitar o acesso.
Uma vez tratada à doença periodontal, a gengiva nem sempre se recuperam integralmente, sempre ficam sequelas, com exceção das gengivites. A doença periodontal deixa como sequelas alterações estética como: deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente etc. Existem procedimentos cirúrgicos e protéticos que podem minimizar esses defeitos.
As visitas para manutenção devem ser agendadas dependendo do estado da doença periodontal de cada pessoa, para assegurar a estabilidade da condição de saúde alcançada com o tratamento e, assim, evitar tanto a progressão da doença como a sua recidiva. Nos casos mais avançados, recomenda-se uma periodicidade de 3/3 meses e de 4/6 meses para a maioria das pessoas.
A prevenção da doença periodontal é feita exclusivamente removendo a placa bacteriana através da escovação e uso fio dental .
Nossas unidades:
Av. Sapopemba, 5732 Vila Guarani
Rua: Baquiá, 100 Vila Carrão
(11) 2911-5133